O projeto Reforço do Futuro foi criado em 2009 para estimular crianças e adolescentes (de 7 a 14 anos), matriculados na rede pública de ensino do Rio de Janeiro, a valorizar o conhecimento e a sociabilidade, contribuindo para a melhora do seu desempenho na escola e para a diminuição da evasão escolar. Cerca de 600 crianças e adolescentes já participaram do projeto desde sua criação e 80% conseguiram avanços na leitura e na escrita, enquanto que 100% se mantiveram matriculados na escola no ano seguinte.
No contraturno escolar, o Reforço do Futuro promove atividades que visam ao avanço no domínio da leitura e da escrita. Também contribui para promoção social dos familiares, realizando atendimentos individuais e encaminhando-os a diversos serviços na área de saúde, ensino e busca por emprego.
Todos os participantes são indicados para o projeto pelas escolas onde estudam e, na maioria das vezes, apresentam uma defasagem entre idade-série e dificuldades no seu processo de ensino-aprendizagem. O maior desafio do Reforço do Futuro é promover ações que despertem o grupo para o mundo do conhecimento. Para isso, o projeto conta com um planejamento que incorpora as artes plásticas, a música e as brincadeiras infanto-juvenis, que dão à sua prática um caráter dinâmico, criativo e acolhedor. A equipe do Reforço cria condições para que cada criança e adolescente descubra suas habilidades e, por consequência, fortaleça sua autoestima e comece a entender a importância dos estudos para o seu futuro. Inclusive, a função da escola é cotidianamente reforçada junto às famílias e aos participantes como um lugar de construção e reconstrução do conhecimento.