A última turma do projeto Assunto Jovem recebeu os certificados de conclusão do curso de inglês intermediário no dia 15 de abril. Alunos, professora, familiares e equipes do Instituto Synthesis e do Sesi participaram da formatura marcada por muita emoção. Afinal, o evento marcou também o fim do projeto Assunto Jovem, uma iniciativa do Instituto Synthesis em parceria com o Instituto Vitória e financiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro.

Em um ano, cinco cursos foram oferecidos, atingindo 60 adolescentes de 14 a 18 anos, moradores de bairros do Estácio, Cidade Nova, Catumbi e Rio Comprido, no centro do Rio de Janeiro.

O projeto Assunto Jovem foi uma das iniciativas aprovadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente para receber financiamento do Fundo da Infância e Adolescência em 2010. Em abril de 2013, um convênio foi estabelecido com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, garantindo a execução do projeto. Em 12 meses, foram oferecidos cinco cursos (um a mais que o previsto no convênio), em parceria com o Sesi e com o Instituto Vitória, atingindo 60 adolescentes de 14 a 18 anos moradores de bairros do centro do Rio de Janeiro. Os cursos foram ministrados pelo Sesi.  O Assunto Jovem ofereceu também oficinas de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, Saúde Sexual e Reprodutiva, Cidadania e Mercado de Trabalho, que contaram com a participação de vários especialistas. Adicionalmente, todos os adolescentes tiveram aulas individuais de português e matemática, ganhando um reforço nas notas escolares.

Cada curso contou com a participação, em média, de 15 jovens e teve carga horária de 60 horas. Foram ministradas cerca de 120 horas de aulas particulares de matemática e português para cada turma. Todas as aulas foram realizadas na sede do Instituto Vitória, parceiro do Instituto Synthesis.

Previsto para oferecer quatro cursos, o Assunto Jovem atendeu às reivindicações de um grupo de jovens e estendeu a capacitação do nível básico de inglês para o intermediário. “Esta oportunidade foi muito boa para nós. Nossas famílias não tem dinheiro para nos matricular num curso particular. O Instituto Synthesis foi 10”, diz Lhara Oliveira Santos, 16 anos, que recebeu certificado na formatura do dia 15 de abril.  “O grupo é muito bacana e interessado. Tenho uma afinidade muito grande com todos eles. Foi uma experiência maravilhosa”, declara a professora de inglês do Sesi Grabrielle Santos, que recebeu várias homenagens da turma durante a última formatura do projeto. 

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL . EDUCAÇÃO INFANTIL . CURSOS PROFISSIONALIZANTES . GERAÇÃO DE RENDA PARA MULHERES . INTRODUÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO . ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RECEBA NOSSO INFORMATIVO
INSTITUTO META EDUCAÇÃO
Rua Haddock Lobo, 210 . sala 914 . Tijuca
Rio de Janeiro . RJ . CEP 20.260-142