Entre abril e novembro de 2013, o Assunto Jovem, iniciativa do Instituto Synthesis em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA), promoveu cursos de informática, inglês e espanhol, ministrados pelo Sesi, para jovens de baixa renda, entre 14 e 18 anos, do Complexo do São Carlos. No total, 59 jovens formalizaram sua matrícula nas atividades do projeto e, dentre eles, a maioria (45 alunos) conseguiu obter o desempenho e assiduidade necessários para receber os certificados emitidos pelo Sistema Firjan. Os objetivos do projeto foram alcançados e o Instituto Synthesis tem interesse em continuar promovendo ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos jovens da região.

O projeto Assunto Jovem é viabilizado através de recursos do FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA). A iniciativa também conta com a parceria do Instituto Vitória, que cede gratuitamente as instalações de sua escola, e do Programa SESI Educa Mais, que promove cursos de línguas (inglês e espanhol) e de informática.

A proposta do Assunto Jovem é efetivar quatro ciclos de atividades, com cerca de quinze jovens participando em cada um, com duração de três meses, é composto por um curso do Programa SESI Educa Mais (Informática, Espanhol ou Inglês); oficinas de educação para cidadania (Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, Saúde Sexual e Reprodutiva, e Preparação para o Mercado de Trabalho, entre outros temas); além de aulas particulares de reforço escolar em matemática e português. A partir de um amplo processo de divulgação e mobilização da comunidade da região do Estácio e arredores, com prioridade para o Complexo do São Carlos.

Em 2013, o projeto implementou quatro cursos do Programa Sesi Educa Mais: um de informática, um de espanhol e dois de inglês. Entre o final de 2013 e o primeiro semestre de 2014, também será oferecido um ciclo complementar de nível intermediário de língua inglesa, que foi o curso com maior procura pela comunidade. 45 jovens já receberam certificados de conclusão de curso, emitidos pelo Sesi e pelo Instituto Synthesis.

A avaliação geral do supervisor de projetos do Instituto Synthesis, Vitor Braga, é muito positiva: “Sabemos das dificuldades e da falta de oportunidades que esses jovens enfrentam. Por isso, ações como as do Assunto Jovem fazem toda diferença na preparação deles para o mundo do trabalho. Muitos não achavam que um dia conseguiriam começar a aprender uma língua estrangeira e agora a maioria está motivada a continuar estudando, já que entenderam o quanto isso poderá contribuir para que tenham um futuro melhor. Já conseguimos viabilizar com a Sesi a promoção de uma turma de nível intermediário de inglês, para os jovens que terminaram o nível básico e não querem parar de aprender. O resultado tem sido tão bacana que já estamos pensando em novas ações para jovens do Complexo do São Carlos a partir do ano que vem”, relata Vitor.

Luana Henriques Costa, 14 anos, participante da segunda turma de inglês, encerrada no começo de novembro, relatou sua experiência do curso: “foi a primeira vez que fiz um curso de línguas. O inglês da escola não dá base nenhuma. Agora estou sabendo muito mais, tiro notas máximas no inglês da escola e ainda ajudo minhas amigas. Foi muito bom e quero mais”. A mãe de Luana, Maria Lúcia Heriques Costa, 53 anos, disse que os jovens da comunidade precisam de cursos assim: “A Luana melhorou muito e não foi só na escola. O comportamento dela agora é outro. Antes ela estava desanimada, ficava em casa sem ter o que fazer. Agora, ela está cheia de planos e querendo buscar mais coisas para fazer que possam ajudá-la a conseguir um bom trabalho”, destacou a mãe.

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL . EDUCAÇÃO INFANTIL . CURSOS PROFISSIONALIZANTES . GERAÇÃO DE RENDA PARA MULHERES . INTRODUÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO . ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RECEBA NOSSO INFORMATIVO
INSTITUTO META EDUCAÇÃO
Rua Haddock Lobo, 210 . sala 914 . Tijuca
Rio de Janeiro . RJ . CEP 20.260-142