Muita energia e animação. Essas são as principais características da terceira turma do projeto Assunto Jovem. O grupo, formado por 16 adolescentes, iniciou as atividades no turno da manhã, dia 06 de agosto, com as oficinas de boas vindas. Já no primeiro encontro, demonstraram muita ansiedade pelo início das aulas de inglês. A turma tem mantido uma ótima frequência às aulas. Os alunos são participativos e interessados. As aulas acontecem na Escola Vitória, terças e quintas-feiras, de 9h às 11 horas. A previsão é que a turma se forme em 31 de outubro.

A educadora de inglês do Sesi Ana Viceli disse que o conteúdo será ministrado através de apostilas que serão distribuídas a todos os alunos: “Os alunos estão muito motivados e interessados. A vergonha é uma barreira que já está sendo superada. Estou muito feliz em ver os olhinhos deles brilhando”, analisa. O aluno Lucas Muniz, 17 anos, morador da comunidade da Mineira, expressa a importância de fazer um curso de inglês: “Soube do curso na comunidade e pra gente, que está querendo seguir uma profissão, é muito importante. Sempre soube que precisava fazer inglês, mas faltava oportunidade”.

A aluna Lidiane Souza, 14 anos, moradora da Cidade Nova, enfatizou que está adorando o curso: “Só fazia inglês na escola, que não me dava muita noção do idioma. Agora já estou falando algumas palavras. Antes não conseguia. Sempre quis fazer um curso de inglês, mas eles são caros e distantes do local onde moro”. Maria Paula Gomes, 14 anos, quer estudar música e acredita que outro idioma vai ajudá-la a alcançar seus objetivos: “Sei que o inglês pode me ajudar muito para alcançar o meu objetivo, por isso estou levando muito a sério essa oportunidade”.

O projeto Assunto Jovem é uma parceria do Instituto Synthesis com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA), e oferece cursos de informática, inglês e espanhol, em parceria com o Sesi, além de aulas de reforço escolar nas disciplinas de português e matemática. Nas atividades do projeto também estão previstas palestras sobre saúde sexual e saúde reprodutiva, mercado de trabalho, prevenção do uso de álcool e outras drogas e conversas sobre cidadania, onde os participantes refletem sobre os direitos e deveres de cada um. A segunda turma do Assunto Jovem, iniciada em 5 de junho, encerra suas atividades em 17 de setembro, quando receberá o certificado do Instituto Synthesis e do Sesi pela participação nas atividades, incluindo o curso básico de espanhol. A formatura acontece às 14 horas, na loja 1 do Boulevard Cidade Nova.

Na primeira turma do projeto, todos os 13 alunos receberam os certificado, concluindo com sucesso a capacitação. As inscrições para a quarta turma do projeto, com capacitação em inglês no turno da tarde, já está com inscrições abertas e poderão ser feitas pelo telefone (21) 2293 2311. Podem participar adolescentes de 14 a 18 anos, preferencialmente moradores do Complexo do São Carlos e estudantes da rede pública.

O que é o Assunto Jovem
Projeto que oferecerá, até o final de 2013, 60 vagas para adolescentes de 14 e 18 anos de baixa renda em cursos de informática, espanhol e inglês. Essas capacitações serão ministradas pelo Sesi, através do projeto Sesi Educa Mais. O Assunto Jovem também promoverá com o grupo oficinas sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, mercado de trabalho e cidadania, além de reforço escolar em matemática e português. Cada curso terá a duração de cerca de três meses e as aulas acontecem duas vezes por semana, na Escola Vitória. O projeto atende prioritariamente a adolescentes moradores do Complexo do São Carlos estudantes de escolas públicas.

São parceiros do Assunto Jovem:
Patrocínio - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rio de Janeiro, através do Fundo para Infância e Adolescência.
Parceiro institucional – Instituto Vitória/Escola Vitória.
Parceiro técnico – Sesi

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL . EDUCAÇÃO INFANTIL . CURSOS PROFISSIONALIZANTES . GERAÇÃO DE RENDA PARA MULHERES . INTRODUÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO . ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RECEBA NOSSO INFORMATIVO
INSTITUTO META EDUCAÇÃO
Rua Haddock Lobo, 210 . sala 914 . Tijuca
Rio de Janeiro . RJ . CEP 20.260-142