“Viramos assunto mesmo. Assunto Jovem. Jovens Guerreiros”. Foi assim que Ana Roberta de Souza, a oradora da primeira turma do projeto Assunto Jovem, encerrou seu discurso durante a cerimônia de formatura, realizada no dia 18 de julho, na Loja 1 do Boulevard Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

 

O grupo, formado por 15 adolescentes – a maioria morador do Complexo do São Carlos – recebeu os certificados de conclusão do curso de informática do SESI e do Instituto Synthesis pela participação nas oficinas de informática, saúde sexual e reprodutiva, prevenção a álcool e outras drogas e mercado de trabalho. Aulas particulares de matemática e português também fazem parte das atividades do projeto. Esta turma foi beneficiada com 45 encontros de reforço nessas duas disciplinas e alguns adolescentes permanecerão frequentando essas aulas após a formatura.

O discurso da oradora da turma reproduziu o clima de harmonia e integração que marcou a cerimônia de formatura da primeira turma do Assunto Jovem. Antes da entrega dos certificados, todos preencheram uma avaliação através da qual o Instituto Synthesis pretende aperfeiçoar as próximas etapas do projeto. Depois da fala da equipe do Instituto Synthesis, a oradora escolhida pelos jovens, Ana Roberta de Souza, agradeceu a todos pelo apoio e afirmou que foi muito bom passar dois meses no Assunto Jovem: “Foi muito legal compartilharmos, interagirmos e dialogarmos sobre assuntos que fazem parte realmente do nosso dia a dia. Vamos sentir saudades”. A equipe do Instituto Synthesis preparou, no final da celebração, uma apresentação em vídeo reunindo os principais momentos do grupo. Após a entrega dos certificados, um lanche especial foi servido. Vale ressaltar a presença ilustre dos pais e responsáveis que foram prestigiar a cerimônia.

Depois de formada, Ana Roberta Reis contou que foi a primeira vez que fez um curso de informática: “Gostei muito de conhecer as ferramentas. O que eu sabia, aprendi sozinha. Gostei tanto do projeto e do professor que fiz até um texto homenageando o Assunto Jovem”, disse a oradora da turma.

Gustavo Mendonça, 14 anos, também fez o curso de informática pela primeira vez: “Nunca havia feito curso em área nenhuma. Apendi muito sobre a história da computação, a importância da informática no mundo e até o nome das peças”, completou. A mãe de Gustavo, Sônia Mendonça, fez questão de estar presente no evento: “Há três anos, o Gustavo participa de projetos do Instituto Synthesis. Ele nunca repetiu de ano. Faz inglês e informática. Sei que aqui ele é acolhido e incentivado. Isso é muito importante. Quando vou trabalhar, sei que o meu filho está ocupando o seu tempo com algo produtivo quando não está na escola”.

Vera Severo, representante do SESI, parceiro do Instituto Synthesis no Assunto Jovem, também participou da formatura e ressaltou a importância do projeto: “Nós atendemos comunidades de 14 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e projetos direcionados para jovens no mercado de trabalho. No Assunto Jovem, onde temos uma parceria com o Instituto Synthesis, vamos ministrar cursos, como o Aprenda a Clicar, que prepara esses jovens para o primeiro emprego. Ficamos muito felizes com essa parceria. A frequência dos alunos e a participação foram elogiadíssimos”.

O supervisor de projetos sociais do Instituto Synthesis, Vitor Braga, destacou o diferencial de um adolescente que participa de projetos sociais e oficinas educativas: “Queremos proporcionar uma verdadeira injeção de ânimo nesses adolescentes e promover a cidadania. Isso faz toda a diferença. É muito gratificante para nós verificar a mudança do grupo. Por exemplo, na primeira semana, estavam tímidos. Depois de algumas oficinas e aulas, perceberam que esse espaço foi criado para vocês. Então começaram as reivindicações por mais cursos, por novas formas de aprender e compartilhar o conhecimento. Este é o espírito do Assunto Jovem”.

Wiliam Leão, 17 anos, reside no abrigo Dom Hélder Câmara, no Estácio. Além de ter concluído o curso, foi convidado para trabalhar como jovem aprendiz na Confidere Imobiliária, uma das empresas mantenedoras do Instituto Synthesis: “O curso foi ótimo, fiz novos amigos e foi muito bom aprender mais. Na oficina de mercado de trabalho prestei bastante atenção na história de vida da palestrante e isso foi muito estimulante para mim que, em breve, estarei trabalhando na Confidere. Obrigado a todas as pessoas do Instituto Synthesis que contribuíram para meu sucesso no Assunto Jovem e para meu crescimento como pessoa. Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês”. Valéria Terra, psicóloga do abrigo em que Wiliam reside, participou da formatura e comentou a importância do Assunto Jovem e do novo emprego na vida dele: “Wiliam vai completar 18 anos e terá que deixar o abrigo e seguir sua vida. O fato de ele ser contratado pela empresa traz uma nova perspectiva de futuro e pode ser um fator decisivo para sua vida”, analisa a psicóloga.

A diretora social do Instituto Synthesis, Adriana Gomez, fez questão de destacar o papel do projeto na comunidade: “Planejamos o Assunto Jovem a partir de uma demanda da própria comunidade, que reclamava da carência de atividades para adolescentes fora do horário escolar. Esta formatura é o primeiro passo. Sabemos que os conteúdos trabalhados durante o projeto trarão grandes frutos. Tivemos a oportunidade de oferecer um espaço onde os jovens pudessem, sobretudo, refletir e debater sobre temas que fazem parte do seu cotidiano. Esta é a principal função do Assunto Jovem”.

O projeto receberá, até o final e 2013, cerca de 60 adolescentes moradores da região da Cidade Nova, em especial do Complexo do São Carlos, no Rio de Janeiro. As próximas turmas terão aulas de inglês e espanhol e também participarão de oficinas para a cidadania e aulas de reforço em português e matemática. O Assunto Jovem é um projeto do Instituto Synthesis em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro.

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL . EDUCAÇÃO INFANTIL . CURSOS PROFISSIONALIZANTES . GERAÇÃO DE RENDA PARA MULHERES . INTRODUÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO . ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RECEBA NOSSO INFORMATIVO
INSTITUTO META EDUCAÇÃO
Rua Haddock Lobo, 210 . sala 914 . Tijuca
Rio de Janeiro . RJ . CEP 20.260-142