Projeto Papo Reto São Carlos prepara jovens para o Mercado de Trabalho

Criado em 2014, o Projeto Papo Reto São Carlos contribui para que adolescentes e jovens, entre 15 e 21 anos, moradores do Complexo do São Carlos (conjunto de cinco favelas localizadas no centro do Rio de Janeiro) iniciem um processo de empoderamento, descoberta e aquisição de habilidades para a inserção ao mundo do trabalho. O Instituto Meta Educação, em parceria com o Instituto Cyrela (investidor social) e Instituto Vitória (parceiro estratégico), já realizou três turmas do Papo Reto, envolvendo cerca de 90 jovens em capacitações ministradas pelo Senac/RJ.

Além dos cursos do Senac, o Papo Reto oferece oficinas de Educação para Cidadania, trabalhando temas como saúde sexual e reprodutiva, equidade de gênero, discriminação étnica, violência urbana e educação financeira. Cada curso tem duração, em média, de seis meses, com aulas regulares de 4 horas de segunda a sextas-feira. Ao todo, são cerca de 350 horas de capacitação.

Além de oferecer oportunidades de formação profissional, ampliando as chances de inserção desses adolescentes e jovens no mundo do trabalho, o Papo Reto contribui para o aumento da autoestima e da autoconfiança dos participantes do projeto, apostando na descobeta de suas potencialidades e habilidades. O projeto disponibiliza espaços de reflexão sobre o papel de cada jovem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, colaborando para que o grupo adote uma postura mais positiva e menos discriminatória perante as pessoas.

Todas as famílias dos adolescentes e jovens inscritos no Papo Reto frequentam atendimentos do Serviço Social do Instituto Meta Educação. O objetivo é promover um mapeamento das demandas sociais de cada nucleo familiar e contribuir para minimizar as principais questões que o aflingem.

papo retopapo retopapo reto

Dinâmicas e trabalhos em grupo fazem parte da rotina do projeto Papo Reto

 

papo retopapo reto

 

OS NÚMEROS DO PAPO RETO

PERÍODO
Nº DE PARTICIPANTES
Carga horária
de treinamento
% EMPREGABILIDADE
2014/2015
63
380 horas
71%
2016
29
344 horas
*

* A turma se formou em outubro/2016. Números em avaliação.



Matérias publicadas sobre este projeto

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL . EDUCAÇÃO INFANTIL . CURSOS PROFISSIONALIZANTES . GERAÇÃO DE RENDA PARA MULHERES . INTRODUÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO . ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RECEBA NOSSO INFORMATIVO
INSTITUTO META EDUCAÇÃO
Rua Haddock Lobo, 210 . sala 914 . Tijuca
Rio de Janeiro . RJ . CEP 20.260-142